sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O DEUS DA VIDA

                                                                                                                     

Estabelecer ou pré-estabelecer um conceito sobre Deus nos é bem impossível e bem longe do nosso alcance mesmo que a nossa Fé chegue a um limiar altíssimo, pois o seu nome é imensurável.
Em todo o Antigo Testamento a presença do Deus da Vida é bem notável no meio do seu “Povo Oprimido” como um Pai zeloso, misericordioso, cuidando e aperfeiçoando as condutas, alimentando e propiciando o bem estar, dando condições de sobrevivência e até mesmo cumulando de bênçãos e riquezas. Estabelece varias alianças com este povo que a rompe com suas indiferenças, injustiças e opressões contra o outro, pois é no outro que ELE quer ser notado, é no outro que ELE quer ser presente, é no outro que DEUS se faz vida, na Vida do outro.  E é no Novo Testamento que em Jesus Cristo   Deus se revela,  como  a  Nova  e Eterna Aliança,  que se perpetua e se mostra face a face. Estabelecer uma relação entre o Deus da primeira aliança  e a revelação de Deus na segunda aliança é fazer exatamente uma viagem em todo o Antigo Testamento, como Deus resgata,  liberta e transborda de AMOR pela criatura  mais perfeita de sua obra criadora, por essa criatura perpetua, sela uma nova Aliança, desta vez não com sangue de cabritos como aconteceu com o seu povo no Egito, mas com o sangue de seu Unigênito Filho.
Mas quando nos perguntamos quem é esse Deus da Vida? São muitas as respostas, mas nenhuma delas é tão eficaz quanto quando falamos que Deus é vida, Deus é Amor.
No Antigo Testamento a Nova aliança é descrita com a longa caminhada do Povo Hebreu, o Deus justo,  misericordioso e responsável, está sempre presente, conduzindo, orientando. No  Ex 3,12 percebe-se notoriamente a justiça do Deus da Vida, como um chamado de atenção ao zelo pelas coisas principalmente o zelo por si mesmo,  ainda diante da gravidade da situação Deus sela uma Aliança com o Homem e a Mulher possibilitando sua restauração através de um Salvador triunfante nascido de uma Mulher. Mesmo assim o homem ainda continua transgredindo e quebrando essa Aliança.  Is 56,1 lembra esse pacto de Deus para com o homem e reforça a sua promessa, no momento de grande angústia, de grande aflição, é no exílio que Deus se faz notar, como a dizer EU estou aqui, Eu sou a fonte da Vida, Vida que não se esgota, e ainda vos ofereço a vida eterna através do Redentor que virá. Esse Elo da antiga aliança para com a Nova aliança é bem presente e bem clara no Antigo Testamento. Em Jer 12,1;23,6 Deus é proclamado como o Deus da justiça, o único que defende seu povo.  Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos Senhores, que não se deixa corromper,  Dt 10,17;  mas que sobretudo exerce obras justas sobre o oprimido Sl 103,6; usa sua criatura para revelar sua obra criadora na qual exerce todo poder,  Jó 38,39-41;  e mesmo com seu poder perscruta todas as coisas , protege e abre todos os caminhos para que a humanidade trilhe com segurança, livre da opressão  e do teto dos opressores,  Sab 14,3;17,2 . Inúmeras são as citações em todo Antigo Testamento que mostra com clareza que o Deus da Vida é fonte de todas as graças e bênçãos preparadas e bem preparadas por Ele próprio para aqueles que o buscam e o querem como PAI.
Ainda preocupado com a libertação de seus filhos bem amados, não deixa perecer sua promessa amorosa de um Pai que imensuravelmente, incondicionalmente ama sem medida, esse povo que ainda sobre forte opressão  é cativo das injustiças sociais espoliados pelos Reis da terra, pelos impérios humanamente constituídos de poder,  de um poder centralizado numa minoria onde a maioria é cativa da opressão e da injustiça.  O Reino do Deus da Vida não cabe neste contexto, e é este Reino que vem de encontro ao homem através  do Novo Testamento, dessa Nova Aliança da qual somos herdeiros em Jesus Cristo, o Messias prometido no Antigo Testamento, o Redentor dos Homens , o Salvador da comunidade divina.
Deus se revela, e revela sua Nova Aliança nas ações de Jesus Cristo pelo Espírito Santo revelação do Pai, e de sua Comunidade Cristã primitiva até os dias atuais – A Igreja, selada e perpetuada pelo sangue do Cordeiro Pascal cuja Páscoa é o Memorial perpetuo de todos os que são filiados por adoção divina no Reino que Deus preparou para seus filhos.
É no Novo Testamento que encontramos todas as possibilidades de redenção; que encontramos o caminho pelo qual podemos trilhar para a liberdade plena.
Nos Evangelhos narrados por seus seguidores Jesus mostra com clareza que a Aliança feita por Deus lá no Jardim do Édem, não pereceu na Cruz, mas foi restabelecida, restaurada, na sua hora chegada de amar até o extremo, pela ressurreição de Cristo. O caminho foi declarado,  as porta do Édem que estavam fechadas forma abertas por Jesus Cristo, na capacidade de amar, e nos mostra que a solidariedade, a dignidade fundada na Nova Aliança,  e na Instituição da Eucaristia quando se torna efetivamente o Deus da Vida, Mt 26,26-29; Lc 22,15-20, e quando se propões a fazer a vontade do Pai para salvar os cativos, libertar o homem da escravidão, Ele próprio se torna o caminho de salvação, Heb10,5-6; Jo 6,38;7,33; testemunhando pelo testemunho da verdade e concretizando  o plano de salvação, pelo seu sangue derramado Jo 4,34; Heb 9,22; At 2,23;  cumprindo assim Deus  “ tudo o que tinha anunciado de antemão pela boca de todos os profetas: que o Messias havia de padecer” e ressuscitou dentre os mortos e “anunciar uma luz ao povo e aos gentios”. At 3,18;17,2-3;26,22-23
Desta forma Deus se fez e faz presente em toda história da humanidade com sua Eterna Aliança no corpo místico de Cristo como alegre oblação da vida,  em prol da vida do ser humano a qual destina todo seu AMOR divino centrados na Trindade Divina. O Caminho traçado por Deus Pai é o seguido pela Igreja de Jesus Cristo que conclama continuar a obra salvífica nas ações comunitárias libertando o homem de toda escravidão, tornando-o livre para a Pátria Celeste, o Novo Édem restaurado por Cristo Jesus e extensivo a  todos os cristãos.
Refletindo sobe a pergunta: “porque Deus possui necessidade de se revelar em formas tão distintas?” é uma forma de abrir-se  para o homem compreendê-lo melhor, apesar que o mistério incompreensível de Deus, aflige e inquieta o homem. Se não houvesse essa inquietação, essa busca incessante de compreender, de conhecer Deus, de experimentar Deus, e de se deixar experimentar por Ele, a vida do ser humano quanto criatura de Deus não teria sentido, seriamos como os outros animais irracionais, apenas animais, não seriamos seres especiais  criados á imagem e semelhança do seu Criador.
Não é que falte em Deus o reconhecimento da criatura, pois toda criatura reconhece o seu Criador, é que o mistério inefável que envolve a Trindade Santa não poderia ser percebida como uma Palavra qualquer,  “com banalidade e os limites da vida cotidiana, como uma palavra ao lado de outras palavras” (Rahner),  mas uma palavra expressiva, como fatalidade (fatum) cuja expressão de amor nos leva a um destino que nos liberta: DEUS. A força para este reconhecimento vem do ESPÍRITO que Jesus nos deixou. O criador se torna visível nas suas obras e na realização daquele que assumiu as nossas limitações, JESUS CRISTO,  e só poderemos reconhecê-los plenamente quando não mais deformarmos a criação divina
                                                                          

                                                                                                                                                                 Margarida Maria Viana Sales
                                                                                                                                                                    Teologa/Psicopedagoga
                                                                                                                                                                          Profa. de Historia

CERCO DE JERICÓ


LITURGIA


“Esse povo me louva com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. (MT 15,8)




            A Palavra Liturgia deriva de dois vocábulos gregos:
                       
                                   Leiton = povo

                                   Engon = ação, serviço dedicado


            Nas Sagradas Escrituras a palavra aparece pela primeira vez na tradução grega (LXX), onde o Culto e os Ritos praticados sob a Lei de Moisés eram assim chamados.

            No Novo Testamento  aparece principalmente nos escritos de Paulo com três sentidos diferentes:

v     um profano – designando qualquer serviço pessoal ou coletivo;
v     um cultico designando rituais de celebração;
v     um vivencial quando se refere ao culto a Deus.

Na Didaqué (Didática) vai designar a ação de Cristo o único participante do seu
sacerdócio (culto),  profético (anúncio) e régio (serviço de caridade).

Portanto a Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo
tempo é a fonte de onde emana toda a sua força com sinais  sensíveis para a santificação do homem, exercitada através do exercício do culto público integral pelo Corpo Místico de Cristo, cabeça e membros.
            O Catecismo da Igreja Católica nos dá o norte quando fala da Litrgia:
            “Disto se segue que toda celebração litúrgica, como obra de Cristo sacerdote e de seu corpo que é a Igreja, é ação Sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo titulo e grau, não é igual por nenhuma outra ação da Igreja. (Ct. 1070, p. 262)

            A primeira Constituição disciplinar promulgada pelo Vaticano II, o Sacrossanctum Concilium, que incrementa e trata da reforma da Liturgia, diz: “Toda celebração Litúrgica, como obra  de Cristo sacerdote, e de Seu Corpo, que é a Igreja. É uma ação Sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo título e grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja” (SC 7 . 532, p. 264) Ele mesmo falou: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, aí estarei no meio dele”. (MT 18,20). E nós nos reunimos em nome de quem? Façamos o símblo perfeito que nos une a Crist e toda sua Igreja, que une a Igrja terrena a Igreja cesleste: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
            É do  conhecimento de todo católico cristão, que Jesus Cristo salvou a todos por sua morte na Cruz, salvando a divida  de toda a humanidade, por sua morte na Cruz saldando toda dívida com o Pai, pagando o preço de nosso pecado tornando-se vítima e sacerdote, entregando-se livremente, Ele não só é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Ele é o Sacerdote e o Sumo Sacerdote do Pai.
            A cada Missa celebrada, a cada Sacramento celebrado e a cada recitação do Breviário, a morte de Jesus é tornada nova e realmente presente, Altar e Cruz possuem a mesma identidade substancial, é a ação do sacerdócio de Cristo, pois toda Liturgia deriva da Cruz.
           
São duas as dimensões litúrgicas:
v      Glorificação de Deus;
v      Santificação dos homens.

uma completa a outra, uma é conseqüência da outra, que deve nos levar a uma aproximação maior com Deus e nos leva a uma atitude de conversão.

            Santo Thomas de Aquino  nos diz: “Todo o rito do culto cristão é derivado do sacerdócio de Cristo”. (S. Th III, q 63, a.3). O Catecismo da Igreja Católica desenvolve essa sentença do Angélico: “ Pela Liturgia, Cristo, nosso Redentor e Sumo Sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção”. (Cat. 1069, p. 261). É no culto que o Senhor nos destina a realizar a obra de Deus para a qual fomos chamados. “Um dia em que eles celebravam o culto do Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “ Reservai-me Barnabé e Saulo, em vista da obra a qual eu os destino”. (At 1,2).
            O Espírito Santo é o motor, é Ele que move toda a ação da Igreja através do rito, dos símbolos e em especial do Sacerdócio Régio de Jesus.

            Na Encíclica Mediador Dei sobre a Liturgia Pio XII define categoricamente: “ O sacerdócio de Jesus Crist está sempre em ato na sucessão dos tempos, não sendo a liturgia outra coisa que o exercício desse sacerdócio”. (Mediador Dei, 19 ).

            A liturgia é a ação mais sagrada da Igreja, ela culmina na Missa, mas não se esgota nela. A Liturgia é continua em cada ato, em cada culto cristão, seja em um Batismo, na absolvição dos penitentes, na dedicação de uma Igreja, em uma procissão de Corpus Christi, no Canto solene das Vésperas, na benção de uma residência, ela provém da graça conquistada na Cruz ou seja ela brota da Cruz. Sua eficácia provém do próprio “ Verbo Encarnado”.

            "O gesto liturgico não é autêntico se não implica em compromisso de caridade, em esforço sempre renovado para ter os sentimentos de Cristo Jesus e uma continua conversão" ( Medellin 9 II)

            Sendo a Liturgia a ação de Deus e de seu povo, ela não pode nunca ser a ação de algumas pessoas ou de um determinado grupo ou movimento. Quem celebra é o povo de Deus,  unidade do Espírito Santo. Não se trata aqui de um povo qualquer, mas um povo que convidado por Deus pela escuta da Palavra, se reúne em assembléia para celebrar.

            A Liturgia não é só uma celebração dominical, nela encontramos todas as formas que a Igreja tem para celebrar o mistério de Cristo que nos permite através de ritos vivenciar e experimentar a intima comunhão com Deus e os irmãos. (doc. 43 CNBB) E para promover esta participação ativa devem-se “incentivar as aclamações do povo, as respostas, as salmodias, as antífonas e os cânticos, bem como as ações e gestos e o porte do corpo. A seu tempo seja guardado o silêncio sagrado”. (SC 30)

            “Na Liturgia terrena, antegozante, participamos da liturgia celeste, que se celebra na cidade Santa de Jerusalém, para a qual, peregrinos, nos encaminhamos”. (SC  8 – Fl 3,20).
É de suma importância “resgatar o direito divino na liturgia” sem macular a ação salvífica de Cristo ou seja fabricar sua própria liturgia, desrespeitando a ancestral tradição liturgia do rito romano, conseqüentemente a norma positiva da Igreja.

Vale lembrar as sabias palavras de Santo Cura D’Ars: “Todas as boas obras juntas não se igualam ao valor do sacrifício da Missa, porque elas são boas obras do homens. A Santa Missa é a boa obra de  Deus. O martírio não é nada em comparação a isso, ele é o sacrifício que o homem faz de sua  vida a Deus e  a Missa é o sacrifício que Deus faz ao homem de seu  Corpo e Sangue”.

            Deus nos convida a mergulhar na natureza litúrgica da Santa Missa, lembrando-nos da história da salvação para a santificação continua de mulheres e homens e para a glorificação de Deus.
           
            Nossa tarefa como cristãos é estudar em sua totalidade a natureza da Liturgia em todos os seus aspectos e dimensões, para compreendê-la e vivê-la à luz da Fé. Para isto a Igreja cuida minuciosamente de  subsidiar seus fiéis leigos com documentos para tais estudos, juntamente com as Sagradas Escrituras.

            O Sacrossanctum Concilium divide o estudo da Liturgia em dois momentos para facilitar o entendimento e a prática:
                       
1-      O momento da história da Salvação
1.      A história da  salvação
2.      A origem da Igreja e da Liturgia
3.      O mistério Pascal
4.      A Liturgia, momento da história da salvação.

2-      A liturgia, exercício do sacerdócio d e Cristo
1.      O sacerdócio de Jesus Cristo
2.      O sacerdócio dos cristãos
3.      A Liturgia como ação simbólica – sacramental
4.      Na liturgia Deus nos santifica e nós glorificamos a Deus
5.      Na liturgia terrena participamos da liturgia celeste.

Infelizmente em muitos lugares os cursos de liturgia estão envolvidos com os contos e mitos ao invés de corresponder verdadeiramente `a verdade da doutrina e da disciplina da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Este assunto poderemos esplanar em outra ocasião quando estudaremos sobre os mitos que envolvem a Liturgia.

                        É com o aprofundamento bíblico que conhecemos o mais sublime ato Litúrgico da Igreja – a Celebração da Eucaristia.