EUCARISTIA REALIDADE E VIDA

Postado por Margarida Viana 06/03/2011

A Eucaristia é realidade permanente enquanto Sacramento, na Hóstia Consagrada, na Comunhão, no Sacrário (depois de consagrada é sempre o Corpo de Cristo, não só na hora da consagração mas enquanto não for consumida).
É realidade transitória enquanto Sacrifício da Missa, é Cristo que se oferece ao Pai, com a finalidade primeira que é a glorificação de Deus.
Na Antiga Aliança os sacrifícios feitos pelo povo de Deus no Templo prefiguram o sacrifício de Jesus em sua morte na cruz.
O sacrifício de Jesus é único, não se repete. Na Missa atualizamos o único momento da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
"A Eucaristia torna presente o sacrificio da Cruz, é o próprio Corpo e Sangue de Jesus" (CIC n. 1382)

A Eucaristia é o sacramento, que, sob as espécies de pão e vinho, Jesus está verdadeiramente real e substancialmente presente, Corpo, Sangue, Alma e Divindade, para o nosso alimento espiritual. É o mais sublime de todos os sacramentos, aquele de onde emana e para onde convergem todos os outros sacramentos, o centro da vida liturgica, expressão e alimento da vida cristã.
"A Eucaristia é a "fonte e ápice de toda a vida cristã" "Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a Santíssima Eucaristia contém todo bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, na Páscoa" (CIC no. 1324)
"Finalmente, pela Celebração Eucaristica já nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos". (CIC no.1326)
A presença real do Corpo de Cristo no nosso interior realizando assim o grande milagre, porque ao invés de acontecer o processo natural do pão que é transformado em nós, somos nós que nos transformamos nesse pão que é o prórpio Jesus na Ceis pascal, prescrita pela lei Hebraíca que Ele mesmo celebrou com os Apostolos na noite anterior à sua morte ( Mt 26,26-28).
Não é uma pressuposição esse acontecimento, A Eucaristia é a mais perfeita realidade da presença de Cristo o cordeiro imolado para nos garantir a vida eterna.
No antigo Testamento o sacrificio do cordeiro oferecido por Melquisedec (Gn 14,18), prefigura a Eucaristia.
A presença real de Jesus na Eucaristia é de modo sacramental, assim como Ele está vivo está vivo de modo natural no céu. Cristo está em cada particula, em cada hóstia consagrada, este é o principal dogma de fé católica que ultrapassa a ordem natural que a simples razão humana não consegue demonastrar por si só. Ele próprio revela sua real presença substancial na Eucaristia durante seu discurso em Cafarnaum.(Jo 6, 51-16)e pelo Espírito Santo que o revela.
A Igreja nos ensina que é no Santissimo Sacramneto da Eucaristia que se produz a mais singular e maravilhosa conversão de toda a substância do pão no Corpo, e do vinho no sangue de Cristo, denominada trnasubstanciação (Concílio de Trento).
A Transubstanciação acontece em virtude da Onipotencia Divina, no momento em que o sacerdote pronuncia as palavras sobre a materia (pão e vinho) de maneira que ao terminar, já não é mais pão e não mais vinho, mas sim é Corpo e Sangue de Cristo. ( Cat. 1373 a 1377)
O Senhor também se faz presente no meio de nós quando nos reunimos em seu nome (Mt 18, 20). Ele se faz presente na pregação da Palavra, é Ele que fala a nós; Ele se faz presente nos sacramentos, pois estes são ações de Cristo. Porém é na Eucaristia que Ele se mostra real por se tratar de presença substancial, Deus e Homem inteiro e integro.
Na primeira Carta aos Corintios, São Paulo evocou com palavras específicas que "sempre que comerdes este pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha" (1Cor 11,26).
A primeira narraçãode grande relevancia do livro do Genesis, falanos de Melquisedec, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo que abençou Abraão e oferece pão e vinho (Gn 14,18).
A esta passagem faz referência o Salmo 109, que atribui ao Rei Messias um singular carater sacerdotal por direta investidura de Deus. " Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec" (Sl 104,4)
Na vigilia de sua morte na cruz, Cristo constitui no Cenáculo a Eucaristia, por suas mãos santas, o pão e o vinho se tornam Corpo e Sangue oferecidos em sacrificio, Ele cumpre a profecia da Antiga Aliança, ligada à oferenda sacrifical de Melquisedec como recorda a carta aos Hebreus: "Ele... tornou-se para todos os que lhe obedecem fonte de salvação eterna, tendo sido proclamado por Deus Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedec" (Hb 5, 7-10)
No contexto Liturgico do Corpus Christi, o trecho do Evangelho de Lucas faz-nos compreender melhor o dom e o mistério da Eucaristia. Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos ao céu, abençou-os, partiu-os e deu-os aos Apostolos para que distribuissem ao povo (Lc 9, 16). Todos, observa Lucas, comeram e ficaram saciados e ainda encheram doze cestos de fragmentos que sobraram.
O povo de Deus recebe-o com devotada participação, o "pão da vida""remédio de imortalidade", acreditavam e acreditam na palavra que um dia Jesus pronunciou em Cafarnaum: "Eu sou o pão vivo, descido do céu. Se alguém comer deste pão, viverá eternamente" (Jo 6, 51).
Cristo quis unir a sua presença salvífica no mundo e na hóstia ao Sacramento da Eucaristia, e acrescenta "O pão que hei de dar é a minha carne pela vida do mundo" (Jo 6,51).
Portanto a eucaristia está presente com três modos diversos nos tempos distintos na História da salvação:
* no Antigo Testamento como figura;
* no Novo Tesrtamento como acontecimento;
* está presente na Igreja, no tempo em que nós vivemos, como sacramento.

"A figura antecipa e prepara o acontecimento, o sacramento "prolonga" e atualiza o acontecimento" (Frei Raniro Catalanessa).