terça-feira, 30 de novembro de 2010

FUNÇÃO DO PSICOPEDAGOGO

Margarida Maria Viana Sales

A partir da Lei Nº. 3124/97 do deputado Barbosa Neto que regulamentou a profissão do Psicopedagogo  no Brasil e cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de  Psicopedagogia, que se tem conhecimento da importância deste profissional que veio para auxiliar na identificação e resolução dos problemas do processo ensino-aprendizagem.
O Psicopedagogo atualmente, legalmente capacitado está apto  a lidar diretamente com as dificuldades de aprendizagem, recebe e detém  um corpo de conhecimentos científicos articulados das várias áreas aliadas à Psicologia e a Pedagogia, podendo exercer sua profissão por  todo Brasil em clinicas e instituições que necessitam de seus serviços, uma vez habilitado e devidamente autorizado ou credenciado nos termos da legislação vigente.
O psicopedagogo tem como função identificar a estrutura do sujeito suas transformações no tempo, influências do seu meio nestas transformações  e seu relacionamento  com o aprender. Este saber exige do psicopedagogo o conhecimento do processo  de aprendizagem e todas as suas inter-relações com outros fatores que podem influenciá-lo, das influências emocionais, sociais, pedagógicas e orgânicas. Conhecer os fundamentos da Psicopedagogia implica refletir sobre suas origens teóricas e entender como estas áreas de conhecimento são aproveitadas e transformadas num novo quadro teórico próprio, nascido de sementes comuns.
 O psicopedagogo deve ser um profissional com  conhecimentos multidisciplinares, pois em um processo de avaliação diagnóstica, é necessário estabelecer e interpretar dados em várias áreas. O conhecimento dessas áreas fará com que o profissional compreenda o quadro diagnóstico do aluno e favorecer a escolha da metodologia mais adequada, ou seja, o processo corretor, tendo em vista a superação das inadequações do aluno.
É necessário ressaltar também que a atualização profissional é imperiosa, uma vez que trabalhando com tantas áreas, a descoberta e a produção do conhecimento é bastante acelerada.  Na relação com o aluno, o profissional da psicopedagogia estabelece uma investigação cuidadosa, que permite levantar uma série de hipóteses indicadoras das estratégias capazes de criar a situação terapêutica facilitando uma vinculação satisfatória mais adequada para a aprendizagem. Ao lado deste aspecto mais técnico, esse profissional também trabalha a postura, a disponibilidade e a relação com a aprendizagem, a fim de que o aluno torne-se o agente de seu processo, aproprie-se do seu saber, alcançando autonomia e independência para construir seu conhecimento e exercitar-se na tarefa de uma correta auto - valorização.
O profissional habilitado/pós-graduado em Psicopedagogia deve estar apto:
·         Possibilitar intervenção visando à solução dos problemas de aprendizagem tendo como enfoque o aprendiz ou a instituição de ensino público ou privado.
·         Realizar diagnóstico e intervenção psicopedagógica, utilizando métodos e técnicas próprias da Psicopedagogia.
·         Atuar na prevenção dos problemas de aprendizagem.
·         Desenvolver pesquisas e estudos científicos relacionados ao processo de aprendizagem e seus problemas.
·         Oferecer assessoria psicopedagógica aos trabalhos realizados em espaços institucionais.
·         Orientar, coordenar e supervisionar cursos de especialização de Psicopedagogia , em nível de pós-graduação, expedidos por instituições ou escolas, devidamente  autorizadas ou credenciadas  nos termos da legislação vigente.

* Em escolas:
·         Diagnosticar a escola.
·         Buscar a identidade escolar.
·         Definir os papéis na dinâmica relacional em busca de funções e identidades, diante do aprender, Instrumentação de professores, coordenadores, orientadores,  e direitos sobre as práticas e reflexões diante de novas formas de aprender.
·         Reprogramar currículo, implantar  programas e sistemas avaliativos.
·         Oficinas  e vivencias com novas formas de aprender.
·         Análise de conteúdo e reconstrução  conceitual.
·         Releitura, ressignificação dos sistemas de recuperação e reintegração do aluno no processo.
·         Difundir papel da escola no diálogo com a família.

            * Em empresas:
·         Ampliar formas de treinamento.
·         Resgatar a visão do todo, as múltiplas inteligência.
·         Trabalhar a criatividade e os diferentes caminhos para buscar saídas.
·         Desenvolver o imaginário, a função humanística e dos sentimentos ao construir projetos e dialogar sobre eles.

* Em Hospitais:
·         Possibilitar a aprendizagem, o lúdico e as oficinas psicopedagógicas com os internos.

*  ÉTICA PROFISSIONAL
O psicopedagogo deve seguir certos princípios éticos que estão condensados no Código de Ética, devidamente aprovado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, no ano de 1996.
O Código de Ética regulamenta as seguintes situações:
·         os  princípios da Psicopedagogia;
·         as responsabilidades dos psicopedagogos;
·         as relações com outras profissões;
·         o sigilo;
·         as publicações científicas;
·         a publicidade profissional;
·         os honorários;
·         as relações com a educação e saúde;
·         a observância e cumprimento do código de ética; e
·         as disposições gerais.

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